1º Anágena - Fase de crescimento ativo dos cabelos, que pode durar por vários meses até, em média, por três anos, com a células produzidas fazendo o cabelo crescer com vigor.
2º Catágena - Esta fase leva algumas semanas, em que ocorre uma pausa no crescimento acelerado e o folículo começa a regredir contraindo-se. O processo leva em média de duas a quatro semanas.
3º Telógena - Esta fase vai de três a seis meses e durante esse período ocorre o desprendimento dos fios do couro cabeludo. Os cabelos podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando. Terminada essa fase, um novo fio de cabelo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.
ANALISE DO COURO CABELUDO; Irritações, quedas, oleosidades
POTENCIAL DE HIDROGÊNIO LIVRE - pH
É a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de um produto em solução aquosa. A escala tem uma variação de 0,0 a 14,0. Sendo 7,0 considerado neutro.
O pH natural do cabelo e da pele é em média de 4,5 a 5,5, o que confere a eles uma característica ligeramente ácida pela tabela. Essa acidez natural faz parte da formação de um "manto ácido", que impede a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.
Quando o objetivo é modificar a estrutura interna do fio, é necessário abrir as cutículas fazendo o produto penetrar e atingir o córtex. Para isso, utiliza-se produtos com pH acima de 7,0 ou seja, pH alcalino para o fio. Para neutralizar essa alcalinidade utiliza-se o produto com pH ácido. A escala é baseada em números de íons de hidrogênio (H+), ou hidroxila (OH-).
Quanto mais carga de hidrogênio (H+) mais ácido é o produto; quanto mais carga de hidroxila (OH-), mais alcalino será o produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário