segunda-feira, 6 de junho de 2011

CICLO CAPILAR

Cada fio de cabelo é independente, ou seja, cresce e cai sem relação alguma com os fios vizinhos. As novas células produzidas por baixo da pele empurram as células velhas para fora do couro cabeludo. Este ciclo de vida do fio é regular e acontece em três fases:



    1º Anágena - Fase de crescimento ativo dos cabelos, que pode durar por vários meses até, em média, por três anos, com a células produzidas fazendo o cabelo crescer com vigor.


2º Catágena - Esta fase leva algumas semanas, em que ocorre uma pausa no crescimento acelerado e o folículo começa a regredir contraindo-se. O processo leva em média de duas a quatro semanas.


  3º Telógena - Esta fase vai de três a seis meses e durante esse período ocorre o desprendimento dos fios      do couro cabeludo. Os cabelos podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando. Terminada essa fase, um novo fio de cabelo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.

ANALISE DO COURO CABELUDO; Irritações, quedas, oleosidades


POTENCIAL DE HIDROGÊNIO LIVRE - pH 

É a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de um produto em solução aquosa. A escala tem uma variação de 0,0 a 14,0. Sendo 7,0 considerado neutro.


        O pH natural do cabelo e da pele é em média de 4,5 a 5,5, o que confere a eles uma característica ligeramente ácida pela tabela. Essa acidez natural faz parte da formação de um "manto ácido", que impede a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.
      Quando o objetivo é modificar a estrutura interna do fio, é necessário abrir as cutículas fazendo o produto penetrar e atingir o córtex. Para isso, utiliza-se produtos com pH acima de 7,0 ou seja, pH alcalino para o fio. Para neutralizar essa alcalinidade utiliza-se o produto com pH ácido. A escala é baseada em números de íons de hidrogênio (H+), ou hidroxila (OH-).
       Quanto mais carga de hidrogênio (H+) mais ácido é o produto; quanto mais carga de hidroxila (OH-), mais alcalino será o produto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário