quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESTRUTURA DO CABELO

O CABELO
É uma haste fibrosa, formada por células mortas, composta de uma proteína denominada de Queratina, produzida nas células queratinócitas ( a única célula viva do fio). Um dos componentes da queratina é o aminoácido "cistina",que contém alto teor de enxofre.
As células chamadas de "melanócitos" formam: Protofibrilas tem a forma de umas corda trançada, enrolada sobre si em forma de hélice.


MICROFIBRILAS
São fibras menores compostas pela união de cinco a 11 protofibrilas. Macrofibrilas, constituidas pela união de várias microfibrilas envoltas em matéria amorfa (sem forma), ricas em enxofre.
É a responsável pela cor, devido à formação da proteína denominada "Melanina". Nas macrofibrilas encontram-se os órgãos da melanina.


MEDULA
Núcleo capilar de formação irregular, como favos de mel, feito de queratina mole e que não tem qualquer influência física ou química no comportamento capilar. Encontra-se na região central e apresenta-se eventualmente quebrada ou ausente, quando ocorre traumatismo por processo químicos. Ainda não foi provada nenhuma função específica da medula.



CÓRTEX
O córtex forma o interior do fio do cabelo e representa cerca de 70% da sua massa. É formado por células queratinizadas e possui uma estrutura muito compacta, pouco porosa, Nele encontramos os pigmentos naturais que dão cor aos cabelos.
Compõe-se por fibras em forma de cordas que se ramificam e se enlaçam, compondo as micro fibras, que se agrupam, originando as macrofibras.


CUTÍCULA
Parte externa dos fios, a cutícula compõe-se de células planas e sobrepostas, também queratinizadas. Funciona como uma barreira protetora para o córtex e a medula. A cutícula é responsável pelo brilho, maciez e penteabilidade dos fios.
Tem em média de 5 a 13 camadas, cujas células empilham-se umas sobre as outras, formando uma superfíce plana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário